domingo, junho 17, 2007

Reflexões sobre a corrupção

Vivian Medeiros

O Brasil passa por sucessivas crises de corrupção advindas diretamente do poder que deveria coibir essas ações que tanto deixam nosso sistema político com as estruturas abaladas.

Contudo dentro de um patamar político nosso atual governo tem se mostrado muito mais corrupto que os outros governos. Dentro da história do Brasil a corrupção vem arraigada em suas entranhas. Começamos pelos movimentos de mudança social que o Brasil teve, em nenhum momento podemos verificar um apoio popular para tal. O que vemos é uma determinada parcela social da população projetando e levando a frente estas mudanças.

Dentro de um panorama histórico brasileiro, a corrupção está dentro de nosso sistema desde a vinda da família real para o Brasil. O erro de tudo é ser um país que nunca foi pensado como algo independente, e que sim em sua origem, teve a concepção de uma colônia de outra nação.

Não fomos preparados para ser uma nação, e sim apenas para ser explorados, diferentemente dos países de colonização espanhola, que desde o princípio foram criados como nação. Elementos que justifiquem tal posição não nos faltam, como por exemplo, a primeira universidade do país foi criada muito posteriormente, diferentemente das primeiras universidades da América.

Nosso atraso vem de séculos, e a corrupção veio importada da Europa dos séculos passados, e permanece em nosso dia a dia. Mas é muito difícil achar um motivo para tal processo, mas talvez o principal motivo seja a falta de moral e caráter que nossos políticos herdaram de nossas origens como país. Mas prefiro afirmar que nosso maior mal é a falta de educação, e a má escolha de nossos representantes, pela imensa desigualdade social que permanece estagnada sem nenhuma alteração.